quarta-feira, 29 de abril de 2009

Prêmio de Reportagem Mata Atlântica

9º Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica prorroga inscrições para o dia 06 de maio

Estão prorrogadas as inscrições para a nona edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, uma iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica – parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica–,nas categorias impresso e televisão, para o dia 06 de maio. O Prêmio tem por objetivo promover o jornalismo ambiental no Brasil, incentivar a produção de reportagens sobre o assunto e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais. Os interessados podem se inscrever pelo site www.premioreportagem.org.br e enviar o material pelo correio, valendo a data da postagem. As reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2009. As matérias impressas devem ter entre 300 e 5000 palavras. Cada jornalista pode inscrever até três matérias.

O vencedor de cada categoria participará do Congresso Mundial Florestal, na Argentina, em outubro de 2009. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente. As reportagens devem estar relacionadas ao bioma Mata Atlântica, abordando temas como alternativas econômicas, biopirataria, certificação florestal, conservação da biodiversidade, crimes ambientais, ecoturismo, educação ambiental, mudanças climáticas, serviços ambientais, entre outros. O júri é formado por profissionais das áreas de comunicação e conservação ambiental, sem a participação de representantes das instituições organizadoras. As matérias impressas devem ser enviadas em formato Word, acompanhadas do original publicado. As reportagens de TV devem ser gravadas em DVD.

Esta iniciativa da Conservação Internacional realizada em outros 13 países é promovida no Brasil desde 2001 pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (IFEJ).

Aliança para a Conservação da Mata Atlântica

Parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica existe desde 1999 e tem como principais atividades o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF Mata Atlântica) e o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica.

Acesse o regulamento do Prêmio: http://www.premioreportagem.org.br/subMenu_4.sub?c=Brasil&cRef=Brazil

CONTATO PARA ENVIO DAS INSCRIÇÕES
Marcele Bastos
Especialista em Comunicação
Conservação Internacional
Av. Getúlio Vargas, 1.300 – 7º andar
30112-021 – Belo Horizonte - MG
Tel. (31) 3261-3889
E-mail: m.bastos@conservacao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário