terça-feira, 7 de abril de 2009

Mr. Funk Samba - Banda Black Rio



Pra quem ainda não sabe, é com essa trupe da pesada que eu ando trabalhando. Salve a música de qualidade! Contato para shows, é nóis... hehehe. Abaixo, um breve texto de apresentação da banda.

[+] A Banda Black Rio

Líder da formação original da banda, que teve seu nome inspirado no Movimento Black Rio, Oberdan Magalhães fundou o grupo em 1976, a convite da Warner. Nessa época, a Black Rio chegou a ser comparada a bandas como Kool and the Gang e Earth, Wind and Fire. A afinidade musical entre Tim Maia e Black Rio levou os dois ícones ao mesmo palco em diversos bailes no subúrbio do Rio de Janeiro na década de 70.
A morte de Oberdan, em 1984, interrompeu a carreira do grupo, que foi resgatado por seu filho, William Magalhães, 15 anos depois. O artista, que teve uma composição ["Se Eu Soubesse"] gravada por Tim Maia, também chegou a dividir o palco com o rei do soul brasileiro. O atual som da Black Rio alia suas raízes sonoras a um acento mais pop, seguindo as tendências da música contemporânea brasileira. Além do caldeirão que mistura jazz, samba, soul e funk, o som da banda ganhou pitadas de rap e letras rebuscadas na composição de William.
A discografia da Black Rio conta com quatro discos: “Maria Fumaça”, “Gafieira Universal”, “Saci Pererê” e “Movimento”, que foi lançado na Inglaterra com o título “Rebirth” pelo selo britânico Mr. Bongo.

[+] O Movimento Black Rio

Surgido na mesma década de 70 em que Tim Maia, Cassiano e Carlos Dafé estremeceram os amantes da música dançante com sua mistura de funk e soul, o Movimento Black Rio ligava o ritmo inspirado em James Brown e outras vertentes americanas ao samba.
Em lugar da zona sul carioca, berço da bossa-nova, o palco dos bailes que balançava o Rio de Janeiro com a levada do samba soul nessa época foi armado nas favelas e nas quadras das escolas de samba da zona norte da cidade.

[+] William Magalhães

Líder, tecladista, compositor e arranjador da Banda Black Rio já trabalhou com diversos artistas, como músico e arranjador. Entre eles, Tim Maia, George Benson, Ed Motta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Marina Lima, Cassiano, Sandra de Sá, Seu Jorge, Milton Nascimento, César Camargo Mariano e Mano Brown. Sua paixão pela música começou cedo. Desde menino comparecia aos ensaios de seu pai e às serestas de sua avó, além de participar de ensaios da escola de samba Império Serrano e de encontros de jongo. Em meio a uma família de artistas, teve como tio-avô o compositor Silas de Oliveira, autor de Aquarela Brasileira. Na adolescência, optou por estudar jazz e consolidou suas habilidades no piano.
Em 1996, recebeu o prêmio de melhor arranjador pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) com o disco Registros à Meia Voz, de Marina Lima. Retomou as atividades da Banda Black Rio em 1999 e até hoje lidera a trupe. Em 2000, recebeu o Prêmio Sharp de melhor banda pop rock com o álbum Movimento, da Black Rio. Atualmente, está finalizando o próximo disco da banda, que conta com participação de Seu Jorge, Marina Lima, Mano Brown e Gilberto Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário