quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Especial da Folhinha sobre bichos de estimação

Este texto foi publicado no especial sobre bichos de estimação da Folhinha. Minha matéria, como dá pra ver (dã!) foi sobre peixes. Como sempre, fazer qualquer coisa com crianças é puro aprendizado.



PEIXES

AMIZADE COLORIDA

Peixes são gostosos de olhar, mas vivem no mundinho deles
MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (Matéria publicada na Folhinha em 31/10/09)

Ele dá pouco trabalho para cuidar e é muito gostoso de olhar. "É divertido ter peixes. São coloridos e bonitos", opina Liz Fratucci Frias, 8. Ela e a irmã, Lara, 11, têm 15 deles em um tanque em casa.
A maioria são carpas, bem grandes se comparadas aos peixinhos de aquário. "Meu pai ama os peixes porque mergulha. Quando ele viaja, sou eu que dou comida para eles", avisa Lara.
Mas não adianta ficar só olhando. Tem que observar como ele vive para poder cuidar. João Marcos Ortiz Mendes, 12, conta que quem tem um peixe precisa conhecer seus hábitos.
Uma vez, três de seus pacus morreram quando o aquário foi lavado. "Foi por causa da mudança de pH da água", explica, referindo-se ao grau de acidez.
Agora ele sabe o que querem dizer os sinais que eles dão. "Quando estão doentes, as escamas ficam diferentes, eles ficam muito parados e deixam de comer."
Marina Cartum, 7, tem um peixe beta chamado Zuzul. Mas ela diz que quer ter um aquário grande e com um monte de peixes coloridos. "É legal cuidar dele, porque eu sinto que estou cuidando de outra vida."

CUIDE DO SEU BICHO!

Fique de olho na saúde dele. Abrir muito a boca na superfície, parar de comer ou ficar menos ativo e apresentar feridas, nadadeira roída e escamas arrepiadas são sinais de doença. Com a ajuda de um adulto, limpe o aquário a cada 15 dias, trocando parte da água e retirando resíduos.

R$ 15 é o gasto por mês com comida
R$ 70 é o preço de um aquário de 10 litros, com filtro

CANTO SUBMERSO

** Aquário

Seu porte varia com o comprimento do peixe: 5 litros para cada um de até 7 cm e 70 l para maiores. Não pode receber luz natural, para evitar algas, que fazem mal ao bicho.

** Cubo

Aquário em forma de bola não é recomendado, porque o peixe gosta de ficar escondidinho no canto. E tem boca muito pequena, o que reduz o nível de oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário