sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Reviravolta EXPOCATADORES 2009

Conheço bem o povo da Giral, que está fazendo a produção executiva do evento, e boto fé no trabalho dessa trupe. Pra mim, qualquer iniciativa que contemple parcelas invisíveis da sociedade _que são fundamentais para a cadeia com o impacto de suas ações _ é válida. O que dizer, então, de ações bem articuladas e com propósito de resgatar a cidadania dessas pessoas e inseri-las social e economicamente na realidade de um país que precisa abrir os olhos para essa fração da sociedade?
Segundo a Carol, da Giral, "estima-se hoje que pelo menos 400 mil brasileiros vivam da catação – algumas pesquisas apontam que esse número passa de meio milhão de pessoas. O Brasil movimenta anualmente ridículos 1,2 bilhões de dólares com a reciclagem – nos EUA, essa indústria fatura 120 bi ao ano. É um resultado equivalente ao das montadoras de carros americanas, e com margens de lucros maiores. Ou seja, é um mercado com imenso potencial de crescimento, e que apresenta oportunidade de inclusão social e econômica de muita, muita gente. Os catadores se organizam em associações, cooperativas e redes buscando profissionalizar seu trabalho, fazer da catação uma alternativa digna de renda. Em 2009, o Movimento Nacional de Catadores completa dez anos. E, pela primeira vez, esse Movimento realiza um grande evento, reunindo catadores de todo o Brasil, América Latina e Caribe – para mostrar o que já conquistaram, discutir os desafios, dialogar com as indústrias, empresários e poder público. Vai ter presidente, ministros e, claro, o Vik Muniz!"
------------
Em outubro, São Paulo sedia a Reviravolta EXPOCATADORES 2009, evento internacional do Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis

De 28 a 30 de outubro, São Paulo será palco para a Reviravolta EXPOCATADORES 2009, um evento voltado para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis da América Latina e Caribe e demais atores com interesse no tema.
Com presença confirmada do Presidente da República, serão apresentados avanços e conquistas do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis através de articulações e desenvolvimento de projetos, entre os quais se destaca a recente constituição da Rede Latino Americana e Caribenha de Catadores.
Será demonstrado o balanço das ações do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, com presença dos ministros envolvidos.
O evento reunirá mais de 1500 catadores de todos os estados brasileiros, América Latina e Caribe. São esperados cerca de seis mil visitantes, entre empresários, ONGs, organizações de fomento, poder público e pesquisadores ligados aos temas de reciclagem e desenvolvimento sustentável.
EXPOCATADORES 2009 será um espaço de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias para aprimoramento da gestão da coleta seletiva solidária.
São objetivos do encontro:
- Promover diálogo entre diferentes atores (Estado, iniciativa privada e organizações sociais), estimulando o desenvolvimento de alternativas mercadológicas para o setor;
- Fomentar o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão das organizações de catadores nos sistemas oficiais de coleta seletiva;
- Divulgar mecanismos de financiamento e melhores práticas de gestão organizacional.
A grade de atividades é composta por: (i) Encontro Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis, (ii) seminário estratégico e (iii) feira para exposições de projetos ligados à promoção da coleta seletiva solidária, de máquinas e equipamentos e dos serviços desenvolvidos pelas organizações de catadores.
O evento traz à tona a importância das organizações de catadores para a sustentabilidade dos programas de coleta seletiva, e o grande potencial de transformação sociocultural que este modelo proporciona.
www.expocatadores.com.br

Reviravolta EXPOCATADORES 2009 Quando 28, 29 e 30 de outubro de 2009
Onde: Mart Center - Rua Chico Pontes, 1500 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Horários: A Feira de Exposições terá visitação gratuita, das 10h às 22h.
O Encontro é de participação exclusiva de catadores de materiais recicláveis, das 8h às 18h. O Seminário acontecerá das 8h às 18h com inscrições abertas a partir de setembro.
Exposição compacta série lixo VIK MUNIZ visitação gratuita, das 10h às 22h.
Mais informações: (11) 3207-8190 ou expocatadores@gmail.com
Promoção e Realização: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Assessoria Executiva: Giral viveiro de projetos
Patrocínio: Fundação AVINA; Secretaria Nacional de Economia Solidária – MTE; Fundação Banco do Brasil.
Apoio: Natura Cosméticos

Um comentário:

  1. Se que esta publicación ya es de hace algún tiempo pero me interesa saber si de Chile, fueron participantes a este evento y me agradaría saber si tiene algún nombre de alguien representante de Santiago ., ya que necesito ubicar a esa persona en forma importante para un trabajo de estudios ..muchas gracias

    ResponderExcluir